quinta-feira, 23 de maio de 2019      19:21

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DETERMINA PROJETO DE AMPLIAÇÃO DA EMEF BENEDITO DOS SANTOS GUERREIRO

Na última segunda-feira (6/8), em audiência na Secretaria de Estado da Educação, o Executivo Municipal,  obtive autorização do Secretário da Educação João Cury para elaboração de projeto de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito dos Santos Guerreiro, no bairro Jardim Paulista.

Com o advento da municipalização do ensino, em 2009, referida escola passou a ser utilizada compartilhadamente com a Escola Estadual.

Em algumas salas o Estado tem classes do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir do 5º Ano, bem como classes do Ensino médio.

Em outras o Município tem classes do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir do 5º Ano.

No prédio são compartilhadas: salas de professores, refeitório, cozinha, quadra poliesportiva e dependências externas.

O crescimento da demanda fez com que a parte utilizada pelo município praticamente não tenha sequer espaço adequado para secretaria, tudo funcionando improvisado e amontoado.

Como a escola atende bairro e região populosos acima dos trilhos da ferrovia, a demanda se apresenta cada vez mais crescente, principalmente para a parcela de alunos da parte ocupada pelo município, a partir do 5º Ano.

Trata-se de situação insustentável que não tem mais como continuar, a ponto de comprometer, inclusive, a qualidade do ensino ofertado, por falta de condições físicas adequadas.

Como o terreno é amplo, a solução é o Estado construir uma nova ala completa, inclusive com quadra esportiva, que permita a separação dos estabelecimentos estadual e municipal, tendo, cada qual, sua estrutura integral, havendo, inclusive, projeto pronto nesse sentido.

Entre os múltiplos problemas que essa situação acarreta, está um de extrema gravidade, que é a convivência conjunta de alunos de faixas etárias muito diferentes, porquanto crianças do 1º Ciclo do Ensino Fundamental têm entre 6 e 9 anos, enquanto as do Ensino Médio têm idade entre 14 e 17 anos.

Dessa forma, o objetivo da audiência, com amparo do Deputado Fernando Cury, foi pedir a interferência no sentido de acelerar a viabilização da construção da nova ala.