domingo, 21 de outubro de 2018      04:08

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DETERMINA PROJETO DE AMPLIAÇÃO DA EMEF BENEDITO DOS SANTOS GUERREIRO

Na última segunda-feira (6/8), em audiência na Secretaria de Estado da Educação, o Prefeito Municipal Ruy Favaro, acompanhado dos Vereadores Mara Valdo, Martinha da Saúde e Mauricinho, obtiveram autorização do Secretário da Educação João Cury para elaboração de projeto de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedito dos Santos Guerreiro, no bairro Jardim Paulista.

Com o advento da municipalização do ensino, em 2009, referida escola passou a ser utilizada compartilhadamente com a Escola Estadual.

Em algumas salas o Estado tem classes do 2º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir do 5º Ano, bem como classes do Ensino médio.

Em outras o Município tem classes do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir do 5º Ano.

No prédio são compartilhadas: salas de professores, refeitório, cozinha, quadra poliesportiva e dependências externas.

O crescimento da demanda fez com que a parte utilizada pelo município praticamente não tenha sequer espaço adequado para secretaria, tudo funcionando improvisado e amontoado.

Como a escola atende bairro e região populosos acima dos trilhos da ferrovia, a demanda se apresenta cada vez mais crescente, principalmente para a parcela de alunos da parte ocupada pelo município, a partir do 5º Ano.

Trata-se de situação insustentável que não tem mais como continuar, a ponto de comprometer, inclusive, a qualidade do ensino ofertado, por falta de condições físicas adequadas.

Como o terreno é amplo, a solução é o Estado construir uma nova ala completa, inclusive com quadra esportiva, que permita a separação dos estabelecimentos estadual e municipal, tendo, cada qual, sua estrutura integral, havendo, inclusive, projeto pronto nesse sentido.

Entre os múltiplos problemas que essa situação acarreta, está um de extrema gravidade, que é a convivência conjunta de alunos de faixas etárias muito diferentes, porquanto crianças do 1º Ciclo do Ensino Fundamental têm entre 6 e 9 anos, enquanto as do Ensino Médio têm idade entre 14 e 17 anos.

Dessa forma, o objetivo da audiência, com amparo do Deputado Fernando Cury, foi pedir a interferência no sentido de acelerar a viabilização da construção da nova ala.

38797025 2062456203822025 8473002213285822464 n