terça-feira, 19 de setembro de 2017      15:30

DOIS CÓRREGOS - TOSCANA BRASILEIRA

Por Silvia Corrêa Petroucic

Era o casamento religioso e a renovação de 10 anos de união civil de meu filho Eric Petroucic, médico ginecologista em Barretos, com Élida, da família Bortolato, de Dois Córregos, em janeiro p.p.. Primeiro foi a hospedagem no Hotel Vanoni, quase intacto como nasceu. Depois, à tardinha, atravessar a Praça Central da cidade, com seus canteiros de flores, caramanchões e o coreto. É janeiro e o verde sobressai e tinge o chão de esperança.

A Irlanda é chamada a Ilha da Esmeralda. Quase o ano todo é envolta em névoas, brumas e pouca claridade. Quando chega a primavera, seus campos e gramados misteriosamente tem o verde mais bonito do mundo, cor de esmeralda. Dizem que os irlandeses guardam em seus corações essa pedra preciosa para aguentar os úmidos e frios outono e inverno.

Vocês têm neste jardim uma gema preciosa.

Na sequência, a Igreja do Divino Espírito Santo, super conservada, grande e espaçosa, pois como é de uma cidade de esperança, sabia que ia acolher muitas pessoas no século XXI. Os ladrilhos portugueses conservados, os vitrais, o acolhimento do padre, tudo impecável.

Parabéns, prefeito e cidadãos.

Depois da festa, ao voltar, já à noite, por volta das 22 horas, outra surpresa. O céu, dificilmente estrelado em janeiro, colocou sob sua tutela várias famílias. Tinha crianças correndo por um sorvete, jovens por um açaí, idosos pela oportunidade de um passeio e namorados por uma carícia furtiva. Parecia que estávamos numa vila da Toscana.

Parabéns às famílias italianas que trouxeram este espírito no começo do século passado e aos dirigentes que o mantiveram.

Minha nora Élida relatou que há algum tempo vocês remodelaram os jardins. Dê parabéns ao paisagista e a quem o contratou. Barretos não teve essa sorte, destruíram o prédio que abrigou nosso 1º Grupo Escolar e que hoje daria um belo museu ou espaço cultural. Temos no lugar dele um prédio de escola que parece um galinheiro. Nossa Catedral, destruíram o piso de ladrilhos para colocar granito. No terceiro quarteirão destruíram nosso romântico jardim, hoje cheio de quiosques de lanches, fixos com construções para lá de vulgares.

Vi na Folha Turismo de 28/01 incentivo a visitarem Sousa e Joaquim Egídio. Vocês têm aí pertíssimo Brotas, para se associarem. Conservem essa pérola que é Dois Córregos. Se preciso, tombem as casas ao redor da praça, ou pelo menos, não façam prédios. Quando se visita Boston, nos EEUU, fica a indagação de porque está tão conservada como nos fins do século XIX; a resposta é que o progresso da era industrial foi em outra direção, e quando retornou a Boston já se tinha o espírito de restauração e não de destruição. Hoje é centro turístico de grande movimento.

21272136 1661520023915647 741166785015753804 n